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Alimentos não consumidos no café da manhã viram ingredientes em novas receitas/Divulgação
No mês de outubro, quando são celebrados o Dia do Consumo Consciente e o Dia Mundial da Alimentação, o Novotel Rio de Janeiro Praia de Botafogo apresenta o resultado de seu programa de gestão de desperdício alimentar. Após 45 dias de monitoramento e ações corretivas, o hotel deixou de jogar fora 574 Kg de alimentos, passando para 174 Kg; e as ações para redução ainda continuam.
O Novotel Rio de Janeiro Praia de Botafogo implementou ações pioneiras dentro da unidade, que consistiram em separação do lixo orgânico no restaurante, além da implementação de um balde com balança exclusivo para a pesagem das sobras do bufê, cascas e talos. Todo o desperdício foi acompanhado de forma simples, com o auxílio de uma planilha, porém com um grande poder de conscientização e engajamento dos colaboradores e hóspedes.
Após o resultado das pesagens dos alimentos que iam para o lixo, a primeira ação corretiva foi a implementação de uma gastronomia focando o desperdício zero. Desde então, alimentos pré-preparados que não foram disponibilizados no café da manhã são transformados em outros pratos e servidos nas demais refeições ou, em último caso, destinados a uma composteira que transforma estes resíduos em adubo para plantas. “Frutas já picadas e descascadas podem virar suco no almoço, frios fatiados podem compor uma salada ou rechear uma lasanha e ovos cozidos ou mexidos tornam-se ingredientes de uma deliciosa farofa. No futuro, queremos chegar na fase em que não teremos tantas sobras ao ponto de aproveitá-las em outras receitas”, exemplifica a gerente geral do Novotel Botafogo, Lizandra Nunes.
Workshops de conscientização reforçam o comprometimento das equipes do restaurante e da cozinha na melhoria dos processos realizados em parceria com a Nutricontrol, especializada em consultoria e auditoria nutricional e segurança alimentar. Da mesma forma, materiais de comunicação desenvolvidos pela AccorHotels, disponíveis nas mesas de refeições, garantem o envolvimento dos hóspedes na empreitada sustentável.
“Queremos conduzir uma mudança comportamental junto com os nossos hóspedes e colaboradores estimulando o consumo consciente, pois a nossa meta global é reduzir em 30% o desperdício alimentar até 2020. De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), diariamente, 1/3 dos alimentos produzidos no mundo é desperdiçado e nós, como empresa líder do setor, temos que dar o exemplo e contribuir para a sociedade”, afirma Antonietta Varlese, Vice-Presidente de Comunicação e Responsabilidade Social Corporativa AccorHotels América do Sul.
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