Turismo

Novo Hotel Urbano: startup tem melhor ano da sua história

Conquistas são resultado de uma nova cultura organizacional implementada pelos fundadores da companhia ao longo dos últimos 18 meses. Startup inspira colaboradores a seguir seus valores no dia a dia e registra ótimos resultados apesar do cenário macroeconômico desafiador

 

"Desde a nossa volta tivemos um foco muito forte em pessoas, acredito que mais de 50% do tempo de todo o time de management do HU é treinando e motivando pessoas. Criamos um time que entrega e trabalha feliz. Hoje fica claro que não é o resultado que traz felicidade, mas a felicidade que traz resultado. Não poderíamos estar mais satisfeitos com os resultados colhidos ao longo dos últimos dezoito meses", afirma João Ricardo Mendes, fundador e CEO do Hotel Urbano.

Líder nacional no mercado online de hospedagem, o Hotel Urbano vive seu melhor momento.Apesar do cenário macroeconômico desafiador, a empresa registrou o melhor ano da sua história em 2017, com crescimento de 70% frente ao ano anterior. A startup superou ainda o faturamento de todo o ano de 2016 em menos de oito meses e apurou lucro no ano, algo extremamente raro entre as empresas pontocom brasileiras. 

Para 2018, a meta é manter o ritmo acelerado e crescer cerca de 65% durante o ano. O foco principal é seguir tornando a reserva de hotéis pela internet cada vez mais fácil. Em paralelo, a startup planeja estar pronta até o fim do ano em termos de tecnologia e inventário para iniciar sua entrada em outros países. Tais metas e objetivos não possuem relação com o cenário econômico e ou político nacional. Em outras palavras, se a economia do Brasil ajudar melhor, caso contrário nada muda. 

"Um dos nossos principais objetivos desde a nossa volta no fim do terceiro trimestre de 2016 era tornar a operação economicamente sustentável enquanto cresce, um negócio escalável. Nos últimos 18 meses nós chegamos a rentabilidade pelo caminho do crescimento ao invés do encolhimento, pelo caminho da execução e não somente da estratégia e principalmente pelo caminho do foco total em pessoas. Nossa eficiência é exponencialmente maior do que em qualquer momento da história da empresa", afirma João.

"Acreditávamos que apesar do nosso porte atual, precisávamos voltar a ter um espírito de startup, com uma comunicação horizontal e o mínimo de burocracia. Para isso, precisamos derrubar os muros invisíveis que separam os departamentos, criando silos dentro da empresa, e garantir que voltássemos a executar rápido e bem. Afinal, como disse Peter Drucker, a cultura devora a estratégia no café da manhã", afirma Antônio Gomes, cofundador e SVP do Hotel Urbano.

Muitas empresas estampam sua missão, visão e ou valores na recepção ou mesmo nas paredes dos seus escritórios. No entanto, também não é raro encontrar funcionários que apesar disso desconheçam justamente a missão, a visão e ou os valores das empresas em que trabalham. Mas como mudar isso? O Hotel Urbano decidiu trilhar um caminho diferente e está colhendo bons frutos. No primeiro trimestre do ano passado, os fundadores apresentaram internamente uma nova versão dos valores da companhia.

"Entre dezembro de 2015 e agosto de 2016 estivemos afastados do dia a dia da companhia, por exemplo", conta João. "Por tudo isso, acreditávamos que era a hora de consolidar nossos valores e mais do isso, entendiamos que era importante que eles realmente fizessem parte do dia a dia dos nossos fanáticos", afirma João. Pensando nisso, a empresa criou o "Vibe HU", uma plataforma interna com o objetivo de inspirar os colaboradores a seguir seus valores. Nela, os funcionários reconhecem de forma horizontal uma boa iniciativa, uma nova ideia, uma atitude positiva ou qualquer outra ação sempre atrelada a um dos valores da companhia. 

Obviamente, uma startup como o Hotel Urbano não pode competir com grandes empresas globais em tamanho ou recursos, mas pode e deve fazê-lo com inteligência e agilidade. "No Hotel Urbano, por exemplo, não penalizamos o erro. Como disse Reid Hoffman, fundador do Linkedin, empreender é se jogar de um precipício e construir um avião durante a queda. E quando você penaliza o erro, você cria uma cultura de medo. O oposto do que queremos aqui. A maioria das coisas que aprendemos vem através dos erros e de refletir sobre eles", afirma João.

O Vibe HU fica integrado a plataforma de inteligência de negócios (BI) da companhia em que os Fanáticos HU podem acompanhar os resultados diariamente. Todo funcionário independente da área tem acesso em tempo real aos principais indicadores da empresa o que ajuda numa visão 360 graus e senso de urgência. Dessa forma, o Hotel Urbano conseguiu transformar sua cultura e fortalecer não apenas a parte comportamental, mas também de performance, colhendo bons resultados mesmo em um cenário macroeconômico desafiador.

 

Desde o início de 2017 no Hotel Urbano é possível ainda às sextas substituir o cafezinho depois do almoço no escritório por uma cerveja bem gelada. A agência online de viagens criou em parceria com a Budweiser o Dia Internacional da Cerveja em sua sede e agora, faça chuva ou faça sol, toda sexta tem cerveja liberada para os funcionários no escritório. O Hotel Urbano entende que o consumo moderado de cerveja durante o expediente não atrapalha em nada no rendimento profissional, pelo contrário, serve de incentivo nos dias de grande calor. Ainda mais em uma empresa que vende justamente qualidade de vida, sendo essencial que a mesma faça parte do dia-a-dia da sua equipe.

Tendo por princípio oferecer a melhor experiência não apenas de compra online, mas de viagem, aos seus milhões de clientes, o Hotel Urbano é referência em relacionamento com o consumidor, sendo tricampeão pelo melhor atendimento no Prêmio Época / ReclameAQUI, bem como bicampeão no Ranking Exame / IBRC e no Prêmio Consumidor Moderno. Única empresa de turismo premiada em três anos diferentes pelo Great Place to Work - NOVAREJO, o Hotel Urbano dividiu o ranking das melhores empresas para trabalhar do ano passado com companhias como Magazine Luiza, McDonald's, Tok&Stok, Netshoes e CNA.

 

O HU utiliza os mais avançados sistemas e códigos, somados a inteligência e criatividade da sua equipe, para processar grandes volumes de informações, com intuito de compreender as necessidades, tendências e comportamentos de cada cliente. Dentro da plataforma Hotel Urbano, cada clique de um visitante é interpretado por algoritmos inteligentes que permitem a empresa segmentar de forma dinâmica a mais ampla e qualificada base de viajantes da internet brasileira, com mais de 20 milhões de clientes cadastrados. Tudo para oferecer a viagem certa, na hora certa e para a pessoa certa.

“Usando da tecnologia, desenvolvemos uma estratégia única capaz de gerar demanda seja para grandes hotéis ou pequenas pousadas parceiras de maneira constante, durante todo o ano, inclusive na baixa temporada”, afirma João. Assim, o HU já gerou milhares de empregos indiretos, fomentou novos destinos e auxiliou no desenvolvimento de pequenos e médios empreendedores do setor em todo o Brasil.

“Durante os últimos anos vendemos milhões de diárias para viajantes de todo o Brasil. Nos próximos anos, vamos vender algumas dezenas de milhões delas para viajantes não apenas brasileiros”, afirma João. “Apesar de tudo que já realizamos – e temos muito orgulho disso –, temos plena consciência de que estamos apenas começando. Afinal, somos uma startup. E, ao menos, no espírito de garagem, na vontade de fazer dar certo mesmo em situações adversas e de criar algo maior no longo prazo, seremos sempre uma startup", afirma João.

 

Crédito Foto: Divulgação


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