Gastronomia

Mercearia do Conde traz o histórico

 Em homenagem à cidade, a tradicional Mercearia do Conde, no Jardim Paulistano, irá servir versão do histórico Farnel preparada com farinha de milho em flocos, frango, linguiça, pupunha, tomate, ovos, azeitona, salsa e cebolinha. Créditos da 

foto: Cícero Viega.

A colorida Mercearia do Conde, que acaba de completar 26 anos e cuja história se mistura à da própria cidade, prepara uma surpresa mais do que especial para celebrar os 464 anos de São Paulo. A restauratrice Maddalena Stasi recupera a receita histórica do Farnel, catalogada pelo seu tio, Caloca Fernandes, no livro "Viagem Gastronômica Através do Brasil" (editora Senac). O prato será servido no restaurante de 25 a 28 de janeiro, no almoço e no jantar, por R$ 68.
"Nas suas entradas pelo sertão, bandeirantes e depois os tropeiros levavam um farnel que consistia basicamente em farinha, pedaços de frango guisado ou feijão cozido e ovos cozidos duros, tudo amarrado num guardanapo grande, como eram os guardanapos de então. Ao abrir o guardanapo para o repasto, farinha e demais ingredientes estavam todos revirados, virados, transformados no que viria a ser, muito possivelmente, a origem dos atuais virados ou cuscuzes paulistas", conta Caloca Fernandes. A versão escolhida para comemorar o aniversário da cidade será preparada com farinha de milho em flocos, frango, linguiça, pupunha, tomate, ovos, azeitona, salsa e cebolinha, acompanhada de uma refrescante salada de couve.


Busca

Cadastre seu email

Receba novidades sobre a Raio-X