Osasco Agora
Fotos: Caio Henrique
Entre domingo e segunda-feira, 2 e 3/2, Osasco registrou um acumulado de 125 mm de chuvas, ou seja, em poucas horas choveu o equivalente a 18 dias. A quantidade de água provocou alagamentos em algumas vias, principalmente, no final da tarde e início da noite de domingo.
O prefeito de Osasco, Gerson Pessoa, que acompanhou a situação da cidade pelo COI (Centro de Operações Integradas), onde ficam as câmeras de monitoramento, acionou as equipes das secretarias e liderou a força-tarefa, que envolveu a Defesa Civil, o Fundo Social de Solidariedade e todas as secretarias municipais. A ação rápida e coordenada teve como objetivo minimizar os danos e restaurar a normalidade nas áreas afetadas.
Durante a força-tarefa, foram realizados diversos serviços essenciais, como a limpeza de boca-de-lobo, hidrojato e limpeza de vias públicas.
Apesar do trabalho preventivo realizado pelas secretarias de Obras e de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, a intensidade das chuvas foi tão grande que algumas vias acabaram sendo invadidas pelas águas.
A ação do prefeito Gerson Pessoa e de sua equipe mostra a importância de uma resposta rápida e eficiente em situações de emergência. “A força-tarefa continua monitorando a situação e realizando ações preventivas para evitar novos problemas causados pelas chuvas”.
A Defesa Civil alerta a população para os riscos de novos temporais. Os munícipes devem ficar atentos aos sinais de perigo: rachaduras no solo ou em imóveis; estalos ou estufamento de paredes; e inclinação de postes e árvores. Se notar algo suspeito, o munícipe deve deixar o local e acionar a Defesa Civil pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros no 193.
Busca
Cadastre seu email
Receba novidades sobre a Raio-X