Gastronomia
Nos últimos anos, a Cranberry americana tornou-se conhecida no Brasil não somente pelo seu agradável sabor, mas também pelas suas inúmeras propriedades benéficas para saúde, incluindo as grandes quantidades de vitaminas e antioxidantes. Graças a esses benefícios, a fruta vem conquistando cada vez mais adeptos. Aliás, Cranberry não é apenas um fruto – mas sim, a Superfruta Original da América, tanto que é tradicionalmente usada pelos americanos na preparação do molho que acompanha o peru assado, no famoso feriado de Dia de Ação de Graças. O que comprova sua raiz e importância na história americana.
A colheita de Cranberries frescas é feita no meio do mês de setembro a novembro. Porém os sucos da fruta, Cranberry seco e em pó estão disponíveis o ano todo. Versátil, o produto pode ser consumido nas versões suco, seco (desidratado), em pó ou em capsulas.
Mas, além de sempre estar aliada ao lado saudável, Cranberies são perfeitas para a gastronomia, tanto na preparação de receitas salgadas, como doces. Vários chefs vem usando a fruta em seus menus. Outra característica da fruta é seu possível uso na coqueteleria. Perfeito para soltar a imaginação nas receitas e drinks das festas de fim de ano.
Em pesquisa realizada pelo Cranberry Institute (CI), Órgão sem fins lucrativos de promoção da indústria de Cranberry, comprovou-se inúmeros benefícios da superfruta para a saúde, tais como: prevenção de infecções do trato urinário, benefícios para a saúde cardiovascular (os polifenóis presentes no cranberry promovem a saúde do coração ao reduzir inflamações e melhorar fatores de risco, como o perfil lipídico e a pressão arterial), além de ajudar no sistema imunológico e digestivo.
Cranberries estão disponíveis em vários formatos, como em sucos, snacks (cranberries desidratados); cookies, pães, salgados, geléias, bolos; cápsulas ou suplementos alimentares. Ou seja, mais um motivo para ter Cranberry nas festas de fim de ano, unindo receitas saudáveis e saborosas. Boas festas, bom apetite e saúde.
Sobre o Cranberry Institute (CI)
Fundado em 1951, o Cranberry Institute (CI), surgiu como uma iniciativa para promover e apoiar o cultivo e os benefícios do Cranberry, uma fruta nativa da América do Norte. Desde o início, a organização buscou unir agricultores, pesquisadores e profissionais de saúde para explorar e divulgar as propriedades únicas da fruta. Ao longo das décadas, o instituto desempenhou um papel essencial na realização de estudos científicos que destacam os compostos bioativos do cranberry e seus impactos positivos na saúde humana.
Crédito Foto: Divulgação.
Busca
Cadastre seu email
Receba novidades sobre a Raio-X