Saúde e Bem Estar
Crédito Foto: Divulgação
Os eventos sobre o lipedema - doença crônica confundida com obesidade, que acomete majoritariamente mulheres (cerca de 10 milhões no país) e em regiões específicas do corpo como braços, quadris e pernas - antes direcionados apenas para o público médico e profissionais de saúde, vão ganhar este ano um encontro voltado para pacientes com a doença e público em geral. No próximo dia 24 de agosto (sábado), o I Fórum Brasileiro de Lipedema Para Pacientes acontece em São Paulo, das 8h30 às 13h, organizado pela ONG Movimento Lipedema. O evento acontece simultaneamente ao Lipedema International Meeting.
Diferenciais – Além de ser aberto às pessoas com lipedema e aos interessados pelo tema, o primeiro fórum para pacientes discute temas relevantes como: a calorimetria que pode ajudar no tratamento; comparativos de pacientes com obesidade x lipedema, além da inclusão do ensino e do tratamento da doença no SUS, com a participação do dr. Augusto Puppio, deputado federal do Amapá.
O evento terá dois momentos de demonstração. Um em que um ultrassom será feito pelo dr. Vitor Gornati, cirurgião vascular membro da equipe multidisciplinar do dr. Fábio Kamamoto, do Instituto Lipedema Brasil, e um dos principais especialistas no tratamento clínico do lipedema, para comprovar a importância da aferição de doença venosa no diagnóstico da doença. E o segundo será uma avaliação de dor do lipedema, feito pelo fisioterapeuta espanhol Curro Milán, com cinco voluntárias.
“É uma honra ter sido convidada para compor o quadro de organizadores do Meeting International de Lipedema e poder este ano viabilizar o I Fórum Brasileiro de Lipedema, idealizado para a portadora de lipedema. Com uma linguagem clara, iremos ensinar estratégias para cuidados em casa. As mulheres com a doença participarão de palestras com vários profissionais que estudam e trabalham com lipedema no Brasil e no mundo”, diz a presidente da ONG Movimento Lipedema, Gabriela Luciana Pereira.
Além da presença de um dos pioneiros no tratamento cirúrgico da doença no país e diretor do Instituto Lipedema Brasil - principal centro de referência da doença no país -, dr. Fábio Kamamoto, o I Fórum Brasileiro de Lipedema para Pacientes conta com a participação de outros especialistas. Destaque para as dermatologistas dra. Adriana Vilarinho e dra. Lyvia Salem, da Clínica Adriana Vilarinho; o ortopedista dr. José Otávio Reggi Pécora, a angiologista dra. Karen Utsunomia e a nutricionista Lauren Nassur, da Prime Care Medical Complex-; e das influenciadoras Amanda Djehdian (empresária e ex-BBB) e Gabriela Martinez (nutricionista), que participam da primeira e segunda partes do “De Frente para o Lipedema” com entrevistas entre mulheres com a doença e médicos de diversas especialidades.
Inscrições – As inscrições para o I Fórum Brasileiro de Lipedema para Pacientes estão abertas. O evento, que será presencial, terá um total de 150 vagas. Outras informações pelo perfil da @ongmovimentolipedema ou pelo conhecalipedema.com.br. O credenciamento será a partir das 8h.
Sobre a ONG Movimento Lipedema
A ONG Movimento Lipedema, idealizada pelo médico dr. Fábio Kamamoto, reafirma a proposta de cuidar dos direitos das pacientes com a doença no país. “Existimos porque há muitas mulheres brasileiras sem condições financeiras para arcar com o tratamento clínico ou cirúrgico”. Nosso foco está no trabalho social, liderado pela farmacêutica Gabriela Luciana Pereira há mais de dois anos. Oferecemos projetos, ações e cursos gratuitos, online e presencialmente. Em parceria com o dr. Fábio e o Instituto, e de empresas privadas, iniciamos em 2023 um projeto social ainda mais importante, que seleciona previamente os casos mais graves e tenta viabilizar financeiramente parte das cirurgias. A primeira paciente a realizar este sonho foi a Tamiris de Sá, carioca com lipedema grau 4.
Para saber mais sobre a ONG Movimento Lipedema Brasil:
movimentolipedema.org | @ongmovimentolipedema
Busca
Cadastre seu email
Receba novidades sobre a Raio-X