Hotelaria In Destaque
Crédito Imagem: Divulgação
Líder no campo da hospitalidade e com atuação pautada no desenvolvimento sustentável, a Accor coloca a Responsabilidade Social Corporativa (CSR) no centro de sua estratégia. Dessa maneira, o Grupo se compromete a utilizar os talentos e capacidades dos colaboradores em uma abordagem contributiva, para promover iniciativas sustentáveis e socialmente responsáveis.
Para completar com sucesso esta transformação, a Accor está seguindo um conjunto de objetivos não financeiros claramente definidos, sendo esta área de atuação reconhecida como uma prioridade estratégica chave. Exemplo disso é o lançamento do School For Change, programa de treinamento projetado para aumentar a conscientização dos funcionários sobre os desafios do desenvolvimento sustentável, e diretamente relacionado à remuneração variável de suas equipes corporativas.
Brune Poirson, Chief Sustainability Officer, afirma que a Accor pretende colocar a proteção ambiental no centro de seu modelo de negócios. “Para garantir que essa transformação seja bem-sucedida, a Accor está lançando um extenso e inovador programa de treinamento focado em desafios ambientais e direcionado a todos os funcionários em todo o mundo. Esta capacitação permitirá que cada funcionário obtenha uma sólida base de conhecimento científico sobre o que precisa ser feito para proteger o meio ambiente. Estamos orgulhosos de lançar este passo essencial na nossa transformação para uma hospitalidade mais sustentável”.
O lançamento do School For Change permite aos colaboradores do Grupo o acesso a uma plataforma de conteúdos e a um percurso de capacitação, focado nos fundamentos das alterações climáticas, para melhorar a compreensão dos indivíduos sobre a questão e seu impacto na biodiversidade e comunidades, facilitando o compartilhamento de soluções para criar mudanças positivas em todos os níveis. O curso, com duração de aproximadamente quatro horas, faz parte das metas anuais de todos os funcionários da matriz, dos quais 90% terão concluído esse treinamento até o final de 2022.
“Esse treinamento mostra o quanto a Accor dá importância para a sustentabilidade em suas operações, transferindo conhecimento a todos os colaboradores ao redor do mundo sobre as questões que deixam o planeta mais vulnerável e como podemos contribuir, na prática, para a sua proteção”, acrescenta Antonietta Varlese, vice-presidente sênior de Comunicação, Relações Institucionais e Sustentabilidade Accor América do Sul.
Estratégia de sustentabilidade
A Accor reconhece que há um aumento das expectativas da sociedade em relação ao tema, o que inclui desde a evolução de marcos regulatórios a demandas comerciais e de atração de talentos. Por este motivo, atualiza desde o ano passado sua estratégia de sustentabilidade, que visa monitorar essas mudanças e transformá-las em vantagens competitivas.
Além disso, é o primeiro grande grupo hoteleiro com o compromisso de ser Net Zero - eliminando emissões diretas, do próprio negócio, e emissões indiretas, de toda a cadeia de fornecedores e clientes – até 2050 e membro da Business Ambition for 1.5°C, além do compromisso de redução de 50% das emissões atmosféricas até 2030. A meta inclui também eliminar todos os itens de plástico de uso único da experiência do hóspede até o final de 2022. Os hotéis da rede estão engajados nesta implantação, que demanda esforço interno e das cadeias de suprimentos.
“Temos ainda o projeto de Food Waste, que é focado na redução do desperdício de alimentos, com a meta de reduzir em 30% o desperdício nos hotéis e operações de A&B até o final deste ano. Essa estratégia se conecta com a redução de emissões atmosféricas, uma vez que grande parte das emissões da cadeia produtiva estão relacionadas a produção, transporte e consumo de alimentos e bebidas”, explica João Dias, gerente de Sustentabilidade Accor América do Sul.
Busca
Cadastre seu email
Receba novidades sobre a Raio-X