Gastronomia
David Hertz, líder da Gastromotiva, e Vanessa Santana, uma das cozinheiras sociais/ Crédito Divulgação
Com o objetivo de oferecer à população de rua do Rio de Janeiro um Natal mais digno em 2021, a Gastromotiva, organização que luta pela redução das desigualdades através da Gastronomia Social, se uniu à Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro para realizar uma ceia comunitária a céu aberto.
As refeições serão produzidas pela equipe de cozinheiros do Refettorio Gastromotiva e pelos cozinheiros sociais das Cozinhas Solidárias Gastromotiva. O evento ao ar livre irá acontecer em 18 de dezembro, no estacionamento da catedral, onde além da distribuição de refeições com um cardápio natalino, também serão oferecidos serviços de parceiros como corte de cabelo e banho. A estimativa é de que cerca de 500 pessoas sejam atendidas no dia. Participam da ação a Gastromotiva, a Arquidiocese do Rio de Janeiro, a Pastoral do Povo da Rua, o Sefras, a Fraternidade Toca de Assis, a Fraternidade do Caminho e o Santuário Cristo Redentor.
É o primeiro jantar comunitário organizado pela Gastromotiva desde o início da pandemia. Antes do isolamento social, a organização social recebia diariamente cerca de 90 pessoas no espaço Refettorio Gastromotiva, localizado no bairro da Lapa. Para atender as medidas sanitárias de prevenção ao COVID-19, o Refettorio passou a servir suas refeições no formato de quentinhas, que atualmente são distribuídas pela região central da cidade com a ajuda de projetos voluntários.
"Estamos muito contentes em poder proporcionar um Natal digno e um pouco mais feliz para essas pessoas, ainda mais em um momento tão difícil como o que estamos vivendo, com cada vez mais gente passando fome e precisando de ajuda. Que seja um dia para celebrar a solidariedade e a compaixão com o próximo", diz Clicia Couto, coordenadora dos projetos Refettorio Gastromotiva e das Cozinhas Solidárias.
Sobre a Gastromotiva
Fundada no Brasil em 2006 pelo chef e empreendedor social David Hertz, a Gastromotiva tem como missão transformar a vida de pessoas e comunidades através da comida. A partir da experiência acumulada em mais de uma década de trabalho no Brasil, México e El Salvador, a organização contribui para geração de impacto social positivo nos locais em que atua e cada vez mais amplia sua visão e ação global de cooperação com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. A Gastromotiva já formou gratuitamente 6.000 jovens para o mercado de trabalho, ofereceu educação nutricional para mais de 100.000 pessoas e resgatou do desperdício mais de 300 toneladas de alimentos que foram ressignificados em mais de 1 milhão de refeições gratuitas para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Busca
Cadastre seu email
Receba novidades sobre a Raio-X