Entretenimento

Grandes clássicos do cinema estreiam na plataforma digital do SESC

A  série Cinema #EmCasaComSesc da plataforma Sesc Digital volta a receber, nesta quinta, um clássico do cineasta italiano Roberto Rossellini. “Stromboli”, estrelado por Ingrid Bergman, conta a história de uma refugiada que, após o final da 2ª Guerra Mundial, se casa com um pescador e vai viver em uma pequena ilha italiana aos pés do vulcão Stromboli. A jovem não consegue se adaptar à nova vida e entra em conflito com o marido e com a comunidade. 

“Força Maior”, do diretor sueco Ruben Ostlund, ganhador da Palma de Ouro em Cannes por “The Square - A arte da discórdia", é outro destaque da programação. O longa conta a história de uma família em férias nos Alpes franceses que enfrenta a ameaça de uma avalanche.  Por acaso, o efeito da avalanche não é tão forte quanto se esperava, mas uma atitude específica do pai gera desconforto, desencadeando uma crise na família: na hora do perigo, ele sai correndo, deixando a esposa e os filhos para trás. O filme concorreu ao prêmio Bafta de Melhor Filme em Língua Estrangeira e venceu o Prêmio do Júri da mostra Un Certain Regard, no Festival de Cannes, em 2014.

Três títulos do premiado cineasta francês Philippe Garrel, entram no catálogo da plataforma: “A Sombra de Duas Mulheres”, sobre um complicado relacionamento amoroso entre um casal de documentaristas; “Amante por um dia”, indicado como uns dos 10 melhores filmes de 2017 pela Revista Cahier du Cinèma,  mostra uma jovem que volta para casa após a ruptura de um relacionamento e descobre que seu pai está namorando uma mulher de sua idade e "Ciúmes", que conta a história de relações que fracassam e prosperam na esteira da decisão de um homem que abandona sua esposa e filha. 

O Sesc São Paulo correaliza a 16ª edição do Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo, que acontece de 10 a 17 de dezembro, em edição híbrida com parte da programação disponibilizada online, na plataforma Sesc Digital. A programação é totalmente gratuita. Há 16 anos trazendo uma pluralidade de olhares sobre a produção latino-americano, o festival se firma como uma das mais importantes vitrines destas cinematografias junto ao público brasileiro. Este ano o evento celebra o protagonismo feminino na indústria cinematográfica da América Latina e Caribe, em suas mais diversas vertentes: direção, atuação, produção, fotografia, com filmes inéditos, debates, masterclass e uma homenagem à diretora argentina Liliana Romero. Cerimônia de Abertura acontece no dia 10/12, sexta, às 19h, online, com uma breve apresentação dos diretores e parceiros do festival. Após a cerimônia, os filmes estarão liberados nas plataformas do festival, incluindo o Sesc Digital. A tradicion
al mostra Contemporâneos reúne as mais recentes produções cinematográficas latino-americanas e caribenhas, sendo a maioria inéditas no circuito comercial. Destaque para a mais recente obra da cineasta paraguaia Paz Encina, o filme Abajures. Em seu terceiro longa-metragem, realizado durante a pandemia da COVID19, a diretora regressa ao tema de todos os seus filmes: a memória histórica de seu país, o Paraguai, e em particular de uma das ditaduras mais longas e obscuras da América Latina, a de Alfredo Stroessner (1954-1989). A diretora é convidada do festival e participa de uma masterclass online. A ficção “A Grande Viagem ao País Pequeno”, da diretora uruguaia Mariana Viñoles, sobre refugiados sírios no Uruguai, e “Hope, Soledad”, da diretora mexicana Yolanda Cruz, sobre os dramas pessoais de duas mulheres imigrantes no México, são alguns dos destaques.

A programação traz ainda uma novidade: o “Foco Cinema Afro-Colombiano, com 4 títulos produzidos, realizados e protagonizados por pessoas afrocolombianas trazendo histórias que propõem vias de acesso a outras realidades sócio-históricas e culturais como as dos afrodescendentes na América Latina. São eles: “Fullhd”, de Catalina Navas e Carolina Torres, “Marímbula”,  de Diana Kuéllar, “O Homem Universal”, de Andrés Morales e “O Mal dos Sete Dias”, de Victor Alfonso González Urrutía. Mais informações, acesse o site oficial do festival festlatinosp.com.br e a plataforma Sesc Digital (sescsp.org.br/festlatinosp).

 

SESC DIGITAL | PROGRAMAÇÃO DA SEMANA

 

### CINEMA #EMCASACOMSESC ###

sescsp.org.br/cinemaemcasa

 

ESTREIA 09/12

FORÇA MAIOR

Dir.: Ruben Ostlund | Suécia, França, Noruega, Dinamarca | 2014 | 119 min | Ficção | 12 anos

Ebba e Tomas decidem passar cinco dias de férias esquiando nos Alpes franceses com seus dois filhos. Tomas deve passar mais tempo com a família, pois Ebba acha que ele trabalha demais. Quando os quatro almoçam num restaurante nas montanhas, uma avalanche se aproxima rapidamente e ameaça soterrar o local. Nenhum deles fica ferido, mas a atitude de Tomas durante o incidente pode causar danos irreparáveis. Disponível até 19/02/22.

Imagens: https://drive.google.com/drive/folders/1Ge5KmnIcf3ShWj1S0GQIeAaCVEH-qErM?usp=sharing

 

STROMBOLI

Dir.: Roberto Rossellini | Itália | 1950 | 105 min | Ficção | 12 anos

Karen é uma refugiada. Para conseguir permanecer na Itália, ela se casa com um marinheiro da ilha Stromboli, na Sicília. Pouco tempo depois, as diferentes mentalidades e o duro estilo de vida da ilha começam a prejudicar o casal. Odiada pelos moradores locais e praticamente indiferente ao marido, Karen foge e chega ao topo do vulcão, onde pede a Deus força para sobreviver. Disponível até 19/02/22.

Imagens: Stromboli

 

A SOMBRA DE DUAS MULHERES

Dir.: Philippe Garrel | França | 2015 | 73 min | Ficção | 14 anos

Pierre e Manon produzem documentários de baixo orçamento e vivem de pequenos bicos. Quando Pierre conhece uma jovem estagiária, Elisabeth, ela se torna sua amante. Mas Pierre não quer deixar Manon – ele quer continuar com as duas mulheres. Elisabeth descobre que Manon tem um amante e conta a Pierre. Pierre volta para Manon, a mulher que ele ama de verdade. Sentindo-se traído, ele implora por seu amor, deixando Elisabeth de lado. Disponível até 19/02/22.

Imagens: a sombra de duas mulheres

 

AMANTE POR UM DIA

Dir.: Philippe Garrel | França | 2017 | 76 min | Ficção | 14 anos

Após um duro término de namoro, Jeanne busca abrigo na casa do pai, um professor universitário. Estabelecida, a jovem extremamente abatida pela separação descobre que a nova namorada dele tem a sua idade e, superado o choque inicial, as duas passam a compartilhar segredos. Disponível até 19/02/22.

Imagens: amante por um dia

 

O CIÚME

Dir.: Philippe Garrel | França | 2013 | 77 min | Ficção | 12 anos

Louis se separa de Clotilde para ficar com Claudia, que é atriz e trabalha com ele no teatro. Ela o ama, mas tem medo de perdê-lo. Uma noite, Claudia conhece um arquiteto e acaba deixando Louis inseguro. Mas o que Claudia não sabia era que Louis tem uma filha e que a abandonou. Disponível até 19/02/22.

Imagens: o ciúme

 

Série Cinema #EmCasaComSesc

Desde junho de 2020, o CineSesc realiza a série Cinema #EmCasaComSesc, na plataforma Sesc Digital (sescsp.org.br/cinemaemcasa). A iniciativa de oferecer gratuitamente filmes em streaming reforça os aspectos que ancoram a ação institucional do Sesc São Paulo, garantindo o acesso a conteúdos da cultura a variados públicos. Com maior presença no ambiente online, o Sesc amplia sua ação de difusão cultural, de maneira acessível e permanente. O público ganha assim mais um espaço para contemplar, descobrir e redescobrir o cinema, a partir de grandes obras selecionadas, disponibilizadas online e gratuitamente.

 

Os filmes ficam disponíveis por um período determinado, com alterações e novas estreias semanais a cada quinta-feira. Há ainda possibilidade de prorrogação da exibição, conforme a demanda do público, além de sessões especiais por períodos menores (como 24h, por exemplo). A curadoria do Cinema #EmCasaComSesc conta com a experiência do CineSesc, que segue fechado, por conta da crise causada pelo novo coronavírus.

 

16º FESTIVAL DE CINEMA LATINO-AMERICANO DE SÃO PAULO

De 10 a 17/12. Acesse sescsp.org.br/festlatinosp

 

MOSTRA CONTEMPORÂNEOS 

 

A Grande Viagem ao País Pequeno de Mariana Viñoles

(Direção: Mariana Viñoles, Documental, cor, 106 min, 2019, Uruguai, Livre)

A partir do encontro da diretora com os protagonistas em um campo de refugiados, este filme acompanha o processo de adaptação de duas famílias sírias que, havendo deixado para trás sua terra e suas tradições, começam uma vida nova em um país distante sobre o qual nada sabiam, chamado Uruguai.

Imagens:https://drive.google.com/drive/folders/1Q7D0YlYjDEpSFSy5NeK9Jqi4NziMYOe1?usp=sharing 

 

A Opção Zero de Marcel Beltrán

(Direção: Marcel Beltrán, Documental, cor, 80 min, 2020, Cuba / Brasil / Colômbia, 18 anos)

Um grupo de migrantes cubanos utilizam seus celulares para gravar e transmitir pelas redes sociais momentos íntimos de sua travessia pela Selva del Darién, reunindo mais de 100 horas de vivências. Imobilizados em um acampamento improvisado por Cáritas na Cidade do Panamá, recordam sua travessia. Neste limbo migratório, o diretor cubano Marcel Beltrán obtém acesso a este impactante arquivo.

Imagens: https://drive.google.com/drive/folders/1DoHKfH4S11GVS21spmlfk2wOK9E0rdDN?usp=sharing

 

Abajures (Veladores) de Paz Encina

(Direção: Paz Encina, Documental, cor, 70 min, 2020, Paraguai, 10 anos)

Paraguai, fim da década de 50 e início da de 60, e ainda muito depois. Durante a ditadura stronissta, vários militantes do partido opositor MOPOCO são exilados. Radicados em distintos pontos da Argentina, seguem militando através de cartas. Hoje, seus netos leem essas cartas.

Imagens: https://drive.google.com/drive/folders/1lXFJppD11eQz9_RZJVE-PcHo-CEqqZeL?usp=sharing

 

Alianças Profanas de Well Darwin

(Direção: Well Darwin, Híbrido, PB,  56 min, 2021, Brasil, Livre)

Durante a quarentena promovida pelo Coronavírus, centenas de vídeos postados no Instagram pessoal de Darwin se convertem num diário enviesado do nosso tempo, dos últimos 10 anos e, ao mesmo tempo, num mergulho profundo em seu ser, um mergulho pra quem vê e pra quem fez, uma experiência de descobertas, resistência e contemplação, para ambos os lados.

Imagens: https://drive.google.com/drive/folders/12_t0FD6_FF9_OxDrCOJPheuXmHFSrg2T?usp=sharing 

 

Distopia de Michel La Torre

(Direção: Michel LaTorre, Ficção, cor, 89 min, 2020, Equador, 12 anos)

Nos Andes se encontra a cidade mais próxima do Sol. Aqui, grupos de poder conspiram para instaurar o caos na população, utilizando armas biológicas, manipulação mental, quarentenas e magia negra. Luca e Lulu enfrentam Mos Antor e seus poderes sobrenaturais. Ambos devem impedir os ataques e desafiar um complô que conduz a humanidade a um futuro distópico.

Imagens: https://drive.google.com/drive/folders/1QXxgR62uXuI6-OOrhEM_2rZPJTCiMxHI?usp=sharing 

 

Hope, Soledad de Yolanda Cruz

(Direção: Yolanda Cruz, Híbrido, cor, 79 min, 2021, México, Livre)

Hope e Soledad se encontram em uma peregrinação a Juquila, Oaxaca. Hope, estudante universitária, tenta se encontrar na terra de sua mãe, depois de ter saído de sua casa, os EUA. Soledad luta para libertar-se de seu amante falecido e terminar sua relação com seu marido, que vive também nos EUA. Juntas, caminham com os peregrinos enquanto buscam aliviar seu sofrimento pessoal.

Imagens: https://drive.google.com/drive/folders/1CufzQ0Wefmq9a2m4Vv9N4_YUmJ-wc0P_?usp=sharing

 

Um lampejo interior de Luis Rodríguez e Andrés Rodríguez

(Direção: Luis Rodríguez e Andrés Rodríguez, Ficção, cor, 79 min, 2020, Venezuela, 18 anos)

Sílvia, uma jovem mulher que padece de uma séria doença, se vê sozinha ante a responsabilidade de zelar e cuidar de sua pequena filha Sara. Depois de muitas tentativas, não consegue encontrar alguém que possa apoiá-la nessa difícil situação. Diante desta encruzilhada e buscando o que considera melhor para Sara, Silvia traça um plano e decide tomar uma decisão radical e desesperada.

Imagens: https://drive.google.com/drive/folders/148YHNIO1peqRjuxhCNfAZqxITnXpItnL?usp=sharing 

 

FOCO CINEMA AFRO-COLOMBIANO

 

Full HD de Catalina Torres e Carolina Navas

(Direção: Catalina Torres e Carolina Navas, Documental, cor, 62 min, 2018, Colômbia, Livre)

Full HD retrata um universo feminino onde a dança, os sonhos e a amizade resistem à adversidade e à morte em um dos bairros mais violentos e complexos de Cali, Colômbia. O encontro com Nikol e Erika é uma exploração sobre a luta entre a realidade e os sonhos, a esperança e a capacidade de nos sobrepomos a nós mesmos. Resistir através do corpo e dançar a "digna rabia".

Imagens: https://drive.google.com/drive/folders/1CzoVW-XfwOGqzlVYsFWRDhwpTb3AsAYD?usp=sharing 

 

Marímbula de Diana Kuéllar

(Direção: Diana Kuéllar, Documental, cor, 72 min, 2017, Colômbia/Senegal, Livre)

Andris e Gabriel são dois jovens de San Basilio de Palenque que viajam ao Senegal para realizar o sonho de pisar na terra de seus antepassados e encontrarem-se cara a cara com as origens históricas e culturais de sua herança africana.

Imagens: https://drive.google.com/drive/folders/1BlSx0eDCGSwYWfaBeo8kFs38iR50TRoD?usp=sharing

 

O Homem Universal de Andrés Fernando Morales

(Direção: Andrés Fernando Morales, Documental, cor, 87 min, 2108, Colômbia, Livre)

O Homem Universal é um documentário que reivindica a memória de Arnoldo Palacios (1924 - 2015), importante representante da literatura afro na Colômbia. Narra sua travessia vivida em meio à pobreza extrema do Pacífico Colombiano; seus altos ideais de compreender a realidade humana, levam-no a distintos cenários da literatura europeia.

Imagens: https://drive.google.com/drive/folders/1BybkNm4XSBR0hv8tn5w_KOws5_jd2B-P?usp=sharing

 

O Mal dos Sete Dias de Victor González Urrutia

(Direção: Victor González Urrutia, Ficção, cor, 65 min, 2015, Colômbia, 12 anos)

Para protegê-los do mal-olhado, diz a tradição que aos recém nascidos há que encharcá-los e envolvê-los em uma manta dos pés ao pescoço durante sete dias. Quando seu filho nasce, Hana decide não fazer caso desta que ela crê ser uma velha superstição. 

Imagens: https://drive.google.com/drive/folders/11iVA5TcPG0JOrG-e7s5EtnqJQNmnHbfL?usp=sharing

 

HOMENAGEM LILIANA ROMERO

 

Anida e o Circo Flutuante de Liliana Romero

(Direção: Liliana Romero, Animação, cor, 72 min, 2016, Argentina, Livre)

Anida é uma jovem artista que vive dentro de um circo flutuante, seu melhor amigo é um sapo chamado Vicente. Ela tem o grande poder de ler nas mãos das pessoas o futuro, mas carrega um terrível feitiço: o de não poder ver o seu próprio passado.

Imagens: https://drive.google.com/drive/folders/1VnTryPiHXnj_5ZaZmJGSyfC6qaIJiwGc?usp=sharing

 

Contos da Floresta de Liliana Romero e Norman Ruiz

(Direção: Liliana Romero e Norman Ruiz, Animação, cor, 76 min, 2010, Argentina, Livre)

Oncade é um homem obcecado com seu trabalho e preocupado com seu filho único. Trabalhava para o senhor Davius, um milionário que só tem um objetivo: destruir a selva tropical. O Yaguareté (um animal local) adverte aos demais do perigo, mas os animais não acreditam no que o Yaguareté está dizendo. O quati, que já viu as máquinas, sente medo. Isso dará início a uma grande luta: alguns animais resistem, mas outros tratam de escapar.

Imagens: https://drive.google.com/drive/folders/1gIbIA9aE-wxZvdZncfCn-UucjGIHQtUv?usp=sharing

 

Martin Fierro, O Filme de Liliana Romero e Norman Ruiz

(Direção: Liliana Romero e Norman Ruiz, Animação, cor, 87 min, 2007, Argentina, Livre)

Os pampas argentinos vivem tempos de mudanças, os proprietários de terra avançam para o sul em busca de mais territórios para seu gado, empurrando a teimosa resistência dos índios. Nos fortes, os soldados são escassos. Os poderosos reclamam proteção e os Gaúchos são o recurso mais econômico para defender seus interesses. Um a um, são arrancados de seus campos e terras para formar um exército alimentado pela fome e pelo esquecimento: Martín Fierro é um deles. Longe dos seus, com a promessa incerta de um regresso à casa que nunca ocorre, obrigado a enfrentar pobres e inocentes, Fierro e seu punhal se levantam contra tanta injustiça para recuperar sua família e sua liberdade.

Imagens: https://drive.google.com/drive/folders/1UBkRufGoaN3-Zu1yqO67Q0LokKBIju_c?usp=sharing

 

O Gigante Egoísta de Liliana Romero

(Direção: Liliana Romero, Animação, cor, 73 min, 2019, Argentina, Livre)

Um gigante que não gosta de brincar com as crianças se verá em uma aventura quando, por causa de seu egoísmo, a ordem da natureza muda.

Imagens: https://drive.google.com/drive/folders/1ze03ceT9fLO6Jbo-ZM7pQLoixLWUgjHS?usp=sharing

 

Siga o CineSesc nas redes:

facebook.com/cinesescsp

twiter.com/cinesescsp

instagram.com/cinesescsp

youtube.com/cinesesc


Busca

Cadastre seu email

Receba novidades sobre a Raio-X