Hotelaria In Destaque

Accor na América do Sul se recupera fortemente em 2018 e RevPar atinge 12,3%

 

 Patrick Mendes, CEO da AccorHotels América do Sul

Os resultados globais da Accor em 2018 refletem a profunda transformação que o Grupo vem passando desde a criação da AccorInvest, a divisão real state do Grupo, até as diversas aquisições. Essa ambição única na indústria hoteleira vai ajudar a promover as marcas e ampliar a fidelidade dos clientes, além de otimizar a performance no médio prazo. Com um recorde em crescimento orgânico, a rede abriu  globalmente 300 novos hotéis, o que contabiliza um total de 4.780 hotéis (703 mil quartos) além de outros 1.118 em pipeline.

Para refletir a ambição do Grupo em engajar os seus  clientes nas suas vidas cotidianas e incorporar a natureza Premium do portfólio de marcas, a Accor lançou uma nova identidade visual, incluindo um novo logo corporativo. As duas marcas distintas, Accor e ALL, irão utilizar o mesmo monograma do “A icônico”, que representa  o selo da excelência do Grupo, que funde a letra A com o Bernache, que é um emblema histórico da Accor.

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A América do Sul conseguiu se recuperar fortemente em 2018, graças à retomada da atividade econômica no Brasil, desde o último trimestre de 2017. O RevPar da região cresceu 12,3%, e o EBTIDA cresceu 22,8%, comparado ao ano anterior. “Abrimos 52 hotéis (7.840 quartos) na região, o segundo maior crescimento global logo após a Ásia, o que demonstra o potencial de desenvolvimento da nossa região”, explica Patrick Mendes, CEO Accor América do Sul. “Também assinamos 45 novos contratos, sendo 23 apenas no Brasil, que representarão novos 6 mil quartos em nossa operação América do Sul”.

Cerca de 56% dos contratos assinados em 2018 são em países hispânicos onde a Accor tem operações, o que demonstra coerência com o modelo adotado em 2018 de criar uma sede em Santiago, capitaneada por Franck Pruvost, COO Accor Países Hispânicos, para ficar mais próximo destes países. “Temos uma liderança efetiva no Brasil e queremos ampliar nossa presença de forma muito maior nos demais países. Vemos um potencial enorme para as marcas midscale e de luxo, que já representam 44% dos novos contratos em toda região. Nossa reputação também está bastante solidificada e 55% dos nossos parceiros de negócios são novos”, comenta Patrick.

A indústria do turismo já representa 9% dos empregos no mundo todo e seu crescimento não gera dúvida. Em 2018 cresceu 6% o número de viajantes internacionais que gastam, em média, 7% de seus recursos em viagem. “A demanda na região cresceu 5,7%, enquanto a oferta de quartos apenas 2%, o que demonstra o potencial que temos de atingir”, afirma Patrick. “Globalmente, representamos 8% do network e pipeline da Accor na região, portanto, nossa meta é ampliar esse percentual nos próximos anos, com 500 hotéis abertos e outros 150 em pipeline até 2022 – nosso novo desafio estratégico”. Hoje, a empresa opera 375 hotéis na região (60 mil quartos), sendo 308 no Brasil (50 mil quartos) e 119 hotéis em pipeline.

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A Accor na América do Sul registrou um crescimento inigualável nos últimos 4 anos, tendo hoje 14 marcas do econômico ao luxo, com um portfólio de 11% em marcas de luxo, 25% em midscale e 64% em econômico. Foram abertos mais de 150 hotéis desde 2015, graças também a importantes aquisições de hotéis do portfólio de grupos como Posadas, BHG e Atton Hoteles, esta última concretizada em maio de 2018.  A aquisição da Atton foi fundamental para ampliar a presença e a liderança da Accor na América do Sul, propiciando também a ampliação da oferta aos nossos clientes e associados do programa de relacionamento Le Club AccorHotels, que conta com mais de 3,8 milhões de associados só na América do Sul, e deve chegar a mais de 4 milhões de associados na região em 2019.

O programa, que passará a se chamar ALL – Accor Live Limitless, vai endereçar quatro apostas: introduzir novos status premium para reconhecer os nossos membros mais fiéis; oferecer benefícios melhorados, de acordo com a nossa estratégia de hospitalidade aumentada; experiência conectada ao redor do mundo para ganhar e queimar pontos em toda a gama de marcas e um novo aplicativo digital, que agrega valor ao trabalho, à vida e ao entretenimento; e parcerias que ancoram o ALL no dia-a-dia dos associados em entretenimento, restaurantes, culinária e esportes.

O ano de 2018 também trouxe diversas premiações ao Grupo na região, como pela 21ª vez uma das Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil - GPTW, além do Peru, Argentina e Chile. Através do nosso programa de equidade de gênero, já temos 50% de gerentes de hotéis mulheres e fomos reconhecidos também pelo GPTW como uma das melhores empresas na categoria Mulher.

 

Nosso compromisso com a diversidade LGBTI também foi reconhecido em premiações por quatro entidades representativas: Selo de Direitos Humanos e Diversidade da Prefeitura de São Paulo, Câmara Turismo LGBT+ Brasil, Câmara Turismo LGBT+ Argentina e Prêmio Caio Sustentabilidade.

Também engajamos todos os hotéis no combate aos danos que o plástico vem causando ao meio ambiente, principalmente aos oceanos, banindo os canudos plásticos dos nossos hotéis na região e preparando para 2019 a substituição por produtos sustentáveis dos mexedores/agitadores, sacos de lavanderia, cotonetes e copos descartáveis.

Nosso programa de reflorestamento, Plant for the Planet, plantou 50 mil árvores no Peru e no Brasil, graças ao apoio dos hóspedes que reutilizam suas toalhas durante suas hospedagens, economizando na lavagem e, consequentemente, revertendo o dinheiro nos plantios localizados no Peru (Alto de Hayabamba, Amazônia peruana) e na Serra da Canastra (Minas Gerais, Brasil).

 

O ano de 2018 também marcou a aquisições de importantes marcas internacionais, que poderão ser lançadas na nossa região a partir de 2019. Entre elas:

Mantis: 50% do grupo sul africano de hospitalidade e conglomerado de viagem;

Ctrip: focado aos viajantes chineses; Movenpick Hotels & Resorts: 84 hotéis no Oriente Médio, Ásia e África; Mantra Group: 127 hotéis e resorts na Austrália;

SBE: 50% do grupo com 25 hotéis e 170 restaurantes/nightclubs;21cMuseum: 85% dos hotéis boutique.

Para 2019, os objetivos da rede , entre outros, são finalizar o rebranding dos hotéis adquiridos por meio das aquisições, sendo os 12 Atton em 4 países, maximizando as sinergias entre os produtos e serviços. Ampliar nossas ofertas de alimentos e bebidas em nossos restaurantes é outra meta da região, que observou, desde 2015, um crescimento de 23% na receita de alimentos e bebidas nos hotéis e é o principal item de satisfação de clientes nas pesquisas internas (80% de satisfação). “Conceitos como o QCeviche, Trampolim Café, ibis Kitchen, Dagi, Gourmet Bar e Udon, que desenvolvemos na região, serão adicionados aos conceitos internacionais mais disruptivos que adquirimos com SBE, como: Katsuya, Cleo, The Baazar, Umami Burger, entre outros”.

Antenada nas necessidades dos consumidores, a Accor também vai ampliar em 2019 seus espaços de coworking. A rede ibis já oferece serviço semelhante, inclusive para quem não está hospedado, podendo utilizar a infraestrutura do hotel para realizar seus negócios e reuniões nas áreas sociais, com o diferencial de estar aberto 24horas, 7 dias por semana. E para quem não abre mão do cafezinho, algumas unidades oferecem refil de café por R$10 durante todo período de uso do espaço. “Em 2017, a Accor lançou na Europa uma marca de coworking, a Nextdoor, que espera ter mais de 80 espaços até 2022, com boas expectativas para ser lançada na nossa região também nas principais capitais dos países”, explica Patrick.

Por fim, outra aposta para 2019 será a ampliação do modelo de franquia, tanto para o segmento econômico quanto midscale, crescer nossa presença com marcas lifestyle e luxo, além de criar expertise em residenciais e resorts, uma tendência que estamos observando nos empreendimentos e vamos acompanhar também na região.

“Uma das novidades é a nova marca lifestyle, Tribe, um conceito remodelado de hotel que permite que os clientes vivam, trabalhem e se divirtam em ambientes contemporâneos. Tribe foi projetada para atrair investidores através de um produto que garante retornos financeiros superiores, graças à melhor percepção do cliente com base em espaços e serviços econômicos”, anuncia Patrick. Tribe atualmente consiste em um endereço a poucos passos do Jardim Botânico de Kings Park, em Perth, na Austrália, e outras dez aberturas já estão programadas até 2022 na Europa e Ásia, totalizando mais de 1.700 quartos.

Crédito Imagens: Divulgação


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