Hotelaria In Destaque

Estudo traz panorama do mercado Hoteleiro, e mais de 30 rankings que destacam liderança da AccorHotels

Legenda da foto: Claudia Itano - gerente Senac Osasco, Bruno Omori - Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo, Lilian Goldner​ - mestre em engenharia ​e autora do estudo, Eny Amazonas Bojar - jornalista, especialista da área de turismo e autora do estudo, e Ana Lívia Reis - coordenadora das áreas de eventos e lazer do Senac Osasco. Crédito:Cintia Amazonas Tavares.

O 4º volume do Raio-X da Hotelaria Brasileira- As Redes Hoteleiras do Brasil,série de estudos que teve início em 2003, doze anos após sua 3ª edição, lançada em novembro de 2006, chega ao mercado  nesta quinta feira, 14, ancorada no site www.raioxredeshoteleiras.com.br, totalmente responsivo, resultando  em uma ferramenta para diagnósticos do setor. A nova edição intitulada "A Evolução das Marcas"  traz mais de 30 rankings que apontam o desempenho dos principais nomes do segmento, avaliados por diferentes parâmetros, além de mais de 60 tabelas, que permitem fundamentar mais de mil tipos de pesquisas, por meio de aplicação de filtros.

Com o Raio-X da Hotelaria Brasileira, as autoras , Eny Amazonas, jornalista especialista em hotelaria e a mestre em engenharia, Lilian Goldner, colocam em análise 173 redes e administradoras hoteleiras, sendo 146 em operação, outras em fase de implantação, e as demais, que já deixaram o mercado. O material contabiliza 1.445 empreendimentos, que representam uma oferta de 216 mil apartamentos, envolvem um total de 273 marcas hoteleiras e,ainda,80 empresas em fase de implantação, com inauguração prevista até 2022.

 Eny comenta que 2018 foi marcado por fusões, aquisições,franquias e outros tipos de parcerias que envolveram importantes players do mercado; os fatos mais marcantes estão registrados nas fichas técnicas das redes que compõem o estudo.“O conjunto de ferramentas disponibilizadas no material –que terá acesso on-line por computador e dispositivos móveis– possibilitará ao usuário, de acordo com seu interesse ou curiosidade, buscar por respostas pontuais sobre o segmento, que podem atender a muitas demandas". A jornalista conta ainda que no ranking principal de redes, a AccorHotels está na liderança como rede e administradora, com 312 empreendimentos  e praticamente 50 mil apartamentos em operação. A segunda colocada da lista é a Atlantica Hotels, com 126 empreendimentos e cerca de 20 mil apartamentos. Na terceira colocação, figura a Nacional Inn, com 58 empreendimentos e 6.400 apartamentos. “A menção merece destaque já que se trata de uma rede genuinamente brasileira, a maior em número de empreendimentos próprios no Brasil”, declara Eny.

O ranking por administradoras é semelhante ao de redes, com a AccorHotels na liderança, mas com principal diferença na relação entre os dois primeiros colocados, que do triplo é reduzida para o dobro da participação em relação à segunda colocada.

 Isso se deve ao fato da AccorHotels contar com uma parte de seus empreendimentos administrados por outras empresas, principalmente pela Atrio Hotel Management, que responde por 53 unidades, e também pelo fato  da  Atlantica Hotels acrescentar à sua administração, mais 21 unidades, referentes à parceria que estabeleceu com a Vert Hotéis

No ranking de bandeiras hoteleiras, as marcas da Accor também aparecem entre as primeiras:Ibis, isolada na primeira posição - com 123 empreendimentos e 18.400 apartamentos; em segundo, terceiro e quarto lugares estão, respectivamente, Mercure, Ibis Budget e IbisStyles, todas da AccorHotels, confirmando a hegemonia da posição francesa apontada pelo estudo. A Francesa segue liderando outros rankings, sempre  em privilegiado distanciamento  das concorrentes.

          AccorHotels estréia novas Marcas

 Ainda neste primeiro semestre  , a AccorHotels deve emplacar no Brasil o primeiro hotel da marca Canadense Fairmont (o grupo anunciou em julho de 2016 a aquisição do FRHI Hotels & Resorts (FRHI) e suas três prestigiadas marcas de hotéis de luxo: Fairmont, Raffles e Swissôtel). O primeiro hotel da marca no país, resultado da conversão do Sofitel Copacabana , deve  ser inaugurado ainda neste primeiro semestre.O Fairmont Rio de Janeiro Copacabana , é o primeiro da marca na América do Sul.

 Esta adição de três marcas notáveis posicionou instantaneamente o grupo como um dos líderes no mercado global de hotéis de luxo, aumentando seu potencial de crescimento a longo prazo e rentabilidade, e expandindo significativamente o alcance da empresa na América do Norte.

 E se  por um lado, a rede abraça o mercado com mais uma marca de luxo, por outro traz  um novo conceito para o país , o Open House, com sua nova marca JO&JOE , e o cenário da instalação do primeiro empreendimento na América Latina, será aos  pés do Corcovado e do Cristo Redentor. O complexo arquitetônico do Largo do Boticário, nos arredores de Cosme Velho, Rio de Janeiro, se tornará o ponto de estilo de vida mais badalado da cidade, sob a descolada marca  JO&JOE, que combina o melhor dos formatos de hospedagem particular, como hostels e hotéis em uma experiência inovadora e totalmente reinventada em termos de serviço, alimentação e abordagem de design

  Outro destaque do estudo são as tabelas por distribuição geográfica, que permitem a geração de relatórios completos sobre redes, marcas, nomes dos empreendimentos, números de apartamentos e classificação hoteleira – dos que já operam e outros que serão implantados futuramente. Os filtros permitem pesquisas em todos os estados e em 272 cidades brasileiras onde há empreendimentos de redes em operação. Em outro grupo de tabelas, há informações sobre as redes por regiões, por estado e por cidade, agrupadas de diversas formas, para recortes e leituras diversificadas. “O mais interessante dessas listagens é o grau de detalhamento que elas apresentam. Acreditamos que o conteúdo desse estudo será uma valiosa contribuição para o desenvolvimento da hotelaria brasileira”, afirma Lilian.

 Região Sudeste lidera com 53% do total de Apartamentos

 Ao longo do estudo, são encontrados  33 diferentes tipos de rankings, além de 68 tabelas que possibilitam chegar a outros surpreendentes resultados. 

 As  tabelas por distribuição geográfica ,por exemplo,  permitem a geração de um relatório completo com a identificação das redes, marcas, nomes dos empreendimentos, números de apartamentos, classificação hoteleira e se há previsão de futuros empreendimentos. "Os filtros permitem a pesquisa em todos os estados e em 272 cidades brasileiras onde há empreendimentos de redes em operação", acrescenta a jornalista Eny.

 Nos rankings complementares , o estudo oferece múltiplas  possibilidades em termos de conclusões.Para mostrar a potencialidade da ferramenta que é o Raio-X, as autoras destacam  números em diferentes situações de análise.

 A região Sudeste, informa Lilian , responde por 53% do total de apartamentos pertencentes a redes, sendo São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais os três maiores estados brasileiros em número de apartamentos. "Somente o estado de São Paulo conta com 30% do total de apartamentos no Brasil, o que corresponde a cerca de 65 mil quartos", destaca."Por outro lado, a  cidade de São Paulo sozinha, conta com 14,5% de todos os apartamentos de redes no Brasil",informa Eny.

 A maior parte dos empreendimentos de redes no país está classificada como Midscale, com cerca de 37% do total de apartamentos, e em segundo lugar, a categoria Upscale.Já a  categoria Econômica corresponde a 16% do total de apartamentos pertencentes a redes.

 O estudo, conforme pontua  Eny, identificou empreendimentos de redes em todos os estados brasileiros e em 272 cidades brasileiras. "Na maior parte dos estados, as capitais contam com maior percentual de apartamentos em relação às demais cidades, com  mais de 40% dos apartamentos", calcula.

 O Rio de Janeiro é o estado cuja capital tem maior percentual de apartamentos em relação às demais cidades, com 77% do total do estado, seguido por Fortaleza, com 70% do total de apartamentos de redes no estado do Ceará.

Lilian argumenta que a  única capital que não predomina no seu estado é Goiânia, com 27%, sendo superada pela região que abrange as cidades de Caldas Novas e Rio Quente, que somadas, representam cerca de dois terços dos apartamentos do estado de Goiás.

Porto Alegre representa 40% do total de apartamentos do estado do Rio Grande do Sul. Também observa-se a representatividade dos empreendimentos de redes na região da Serra Gaúcha, com as cidades de Gramado, Canela, Bento Gonçalves e Caxias do Sul, somadas, representando 32% dos apartamentos do estado.

 "Nós acreditamos  que diante de todos os recursos presentes nesta edição, este projeto evolui de sua condição de um estudo, para  colocar-se  no mercado, também como uma potencial  ferramenta  que permite  ao usuário a busca de respostas pertinentes  a sua demanda", conclui Eny Amazonas.

  A partir desta quinta feira, 14,, o lançamento chega ao mercado ancorado pelo site www.raioxredeshoteleiras.com.br, onde também estão as três edições anteriores do estudo que, juntas, contam em números e informações a história do mercado hoteleiro desde 2003. O acesso a qualquer uma das publicações é feito por meio do site. O preço da 4º edição é de R$ 300, com desconto de 20% na promoção de lançamento, saindo por R$ 250. O pagamento pode ser pelo PagSeguro. Os acessos ao estudo serão liberados a na quinta feira, . mas o site já está aberto para as vendas.Os preços das demais edições devem ser consultados no site.

 O Senac Osasco ofereceu o apoio educacional para viabilização e apresentação do material.

 

Equipe do Raio-X  :

Eny Amazonas Bojar e Lilian Goldner - editoras/autoras

Camila Liberto Amazonas – assistente das autoras

João Marcos Bojar e Jaime Goldner - analistas de conteúdo

Lorena Amazonas Tavares –colaboradora

Daniel Goldner – revisor de conteúdo

Wellington Moreira (Wmoreira Internet) - desenvolvimento e hospedagem


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