Gastronomia

Ragazzo inaugura seus primeiro restaurante conteiner com cardápio completo

Ragazzo acaba de inaugurar sua primeira unidade completa em formato conteiner, na zona Sul de São Paulo. Com posicionamento, estratégia de marca e identidade visual renovados, o projeto inovador, que vem sendo realizado em parceria com a agência de branding FutureBrand São Paulo há mais de um ano, foi realizado em parceria com o renomado arquiteto Carlos Rossi e trouxe redução de 25% nos custos, além de metade do tempo de implantação de uma obra convencional. Com o objetivo de oferecer uma experiência diferenciada a seus clientes e preparar a marca para uma expansão mais consistente, o novo restaurante está localizado na avenida Professor Vicente Rao, no Jardim Petrópolis.

Com investimento inicial da ordem de R$ 20 milhões (valor que inclui os investimentos no estudo e desenvolvimento da nova marca, mídia e primeiro ano de reformas), o reposicionamento da marca partiu de um importante insight estratégico: tendo a coxinha e as massas como carros-chefes de vendas e um cardápio que vai muito além da culinária italiana, o Ragazzo precisava repensar sua proposta de marca. Com o novo posicionamento, a Rede se torna uma especialista em 'tudo o que é gostoso', como afirma seu tagline. Além dos pratos tradicionais, dá protagonismo a todos os outros snacks.

Com a motivação de levar o conceito de comer bem para todos – de forma democrática, com comida gostosa, conveniência e prazer – a nova marca ganhou um posicionamento mais claro e relevante para um conceito mais coerente de experiência: irresistível a qualquer hora. Entre as características que constroem o novo Ragazzo e que vão marcar a sua entrega estão: irresistível (especialista em comida gostosa, das que se come sem pensar e sempre se pensa em comer); 'croc & hummm'(produtos sempre fresquinhos, com cominação deliciosa de texturas e sabores. O croc da mordida crocante seguido do hummm do recheio macio que derrete na boca); ligeiro (tem o pique urbano da cidade. Tudo sai rapidinho pra ninguém ficar esperando); criativo (imaginação e ousadia fazem parte da essência, seja no cardápio, no jeito de servir, nas promoções e nos próprios Ragazzos); e 'jeito moleque' (maneira de conquistar o público não só pelo paladar, mas pelo jeito livre e positivo de encarar a vida, oferecendo comida gostosa e que cabe no bolso).

A primeira campanha dentro do novo conceito estreou em abril de 2018, no intervalo da final do programa 'The Voice Kids'. Criada pela PPM Brasil, house agency do Grupo Habib's, a campanha contempla quatro filmes, de 15 segundos cada, que destacam, de maneira bastante direta e simples, tanto a nova linguagem quanto os principais benefícios da marca: de ser sempre uma boa pedida, trazer prazer a cada mordida e dar um 'up' no dia das pessoas.

"A gente precisava esclarecer a diferença entre o que achávamos ser e a percepção que os clientes realmente tinham de Ragazzo. O novo posicionamento nos fez entender que não era necessário ser uma rede italiana para ter sucesso, mas sim fazer o que a gente sempre amou: criar e servir comidas irresistíveis", explica Bruna Saraiva, Diretora de Planejamento Estratégico do Ragazzo.

Conectado com o consumidor brasileiro das grandes cidades – espontâneo, dinâmico e criativo –, o novo posicionamento é refletido em todos os pontos de contato da marca. O tom de voz expressa leveza e o bom humor ao usar superlativos, neologismos e repetições, que traduzem o sabor irresistível de seu cardápio. 'Sabores coxinhásticos' e 'novidades deliciosamente deliciosas' são alguns exemplos da nova linguagem.

Em combinação com o tom de voz, a identidade visual reforça a atmosfera sensorial da marca: a paleta de cores em tons vibrantes faz contraste com o uso de nuances mais claras e escuras. Novas texturas dão vida à crocância, à maciez e à refrescância dos alimentos do cardápio Ragazzo. O novo logotipo, em tipografia proprietária exclusiva, expressa o entusiasmo e a personalidade irreverente e alto astral da marca, além de trazer um 'R' icônico como o grande símbolo do Rede.

"Mais que uma nova identidade, é uma mudança de mindset. A gente buscou reunir o que a marca tinha de melhor – a inovação, a inquietude e o sabor irresistível – com as necessidades funcionais e emocionais dos consumidores – a praticidade, a indulgência e o desejo de interagir com uma marca que dê um 'up' nos seus dias", complementa Daniel Alencar, sócio e diretor da FutureBrand São Paulo.

MANIFESTO DA MARCA

LEVAR O PRAZER DE COMER BEM para todos - Conhecemos de perto os desafios de um dia a dia corrido. Das pessoas cheias de garra, que ralam muito para conquistar uma vida melhor. É pra elas que a gente trabalha. Sabemos quão prazeroso é se deliciar com algo saboroso, fresco e de qualidade. Por isso, nos dedicamos a levar aos brasileiros aquilo que eles mais gostam de comer — sempre com os melhores ingredientes, sempre com um grande cuidado da receita ao preparo. Queremos estar em muitos lugares e oferecer preços acessíveis pra que nunca falte um Ragazzo no caminho de quem quer comer bem — eles merecem — mesmo quando o tempo e a grana estão curtos. Todos os dias, nos dedicamos para transformar esse sonho em realidade.

QUALIDADES

Irresistível, ligeiro, criativo e com jeito moleque. Assim é o Ragazzo, que une o 'CROC' da mordida crocante ao 'HUMMM' do recheio macio que derrete na boca. Os produtos estão sempre fresquinhos. São feitos na hora com ingredientes de qualidade e uma combinação de texturas e sabores.

CONCEITO DE LINGUAGEM

O Ragazzo oferece comidas gostosas, então, sua linguagem ganha palavras inventadas, repetições e construções criativas de maneira a trazer todo esse sabor para os textos também. A fala é rápida, fácil e esperta. A linguagem leve do dia a dia e o bom humor brasileiro aparecem no discurso para simpatizar com os consumidores e criar momentos prazerosos. Surgem construções como: crocantosas; refrescoso; cremosante; coxinhástico; chocolatemente; delícias deliciantes; deliciosamente deliciosas; deliciosas delícias; sabores saboreantes; saborosamente saborosas; e saborosos sabores. Também ganham espaço as palavras esticadas, como gostoooooooso, deliiiiiiiiicia e cremoooooooosa.

A CAMPANHA

Para traduzir os principais atributos e linguagem da nova marca, de maneira simples e direta, bem como as qualidades e benefícios entregues para seu público, a PPM Brasilhouse agency do Grupo Habib's, produziu quatro filmes, de 15 segundos cada, que terão exibição dividida em duas fases. A primeira etapa da campanha estreou, este fim de semana, com a exibição de dois dos filmes produzidos. A segunda fase tem início previsto para maio.

Sempre com o mote de que 'esta crocantosa é pra você...', os filmes mostram um pouco do dia a dia ligeiro e inquieto das pessoas, atrelando suas necessidades, versatilidade e entrega prometida pelo Ragazzo.

Um dos filmes mostra uma garota jantando com seu 'crush' em um restaurante Ragazzo e a locução sugere que "Essa crocantosa é pro seu crush que é um gato, gente boa, não desgruda de você e adora coisa gostosa".

Numa outra versão, uma família, com pouco tempo para estar junta, aproveita o drive-thru do Ragazzo para curtir o momento e a companhia uns dos outros. Neste filme, a locução explica que "Essa crocantosa é pra você que nunca tem tempo, mas sempre dá um jeito de deixar a vida mais gostosa, comendo com a família".

Ambas as versões terminam com a promoção da coxinha em dobro. De segunda-feira a quinta-feira, para o sabor Frango com Cremely, e de sexta-feira a domingo, para calabresa. Na promoção cada coxinha sai por R$ 0,99.
 

SOBRE O RAGAZZO

O Ragazzo, que trouxe novas possibilidades de pratos, rapidez no atendimento e preços acessíveis, teve seu primeiro restaurante inaugurado em 1991, em São Caetano do Sul, SP. O processo de franquia da marca teve início em 2005. A Rede passou por um período de adaptações, formatação e maturação até ficar pronta para a expansão, que começou de forma mais intensa em 2010, quando foram inaugurados dez restaurantes. Hoje, o Ragazzo tem 175 unidades, em diferentes formatos, distribuídas nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Goiás e Amazonas, por onde passam cerca de 29 milhões de clientes/ano, que consomem mais de 80 milhões de coxinhas/ ano.


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