Gastronomia
Mais uma vez, chegou a melhor época do ano: é hora de dar uma espiada nas 100 tendências do Pinterest para 2019! O Pinterest é aquele cantinho especial da Internet onde mais de 250 milhões de pessoas de todo o mundo vêm para descobrir novas ideias. E o que acontece quando mais ou menos um milhão dessas pessoas começam a procurar pela mesma coisa? Nasce uma nova tendência.
As tendências do Pinterest são únicas. Elas mostram os sonhos e os planos das pessoas mais estilosas, dos pais mais corujas, dos viajantes mais experientes e dos amantes de cozinha mais inspirados para o ano que vem. Em tempos em que tanto parece nos dividir, essas ideias são um símbolo do que temos em comum, da inspiração para o dia a dia até os grandes sonhos para o futuro.
Comida: Pratos vegetarianos
A comida reúne o mundo inteiro à mesa. Com 23 bilhões de receitas e ideias de refeições, o Pinterest ajuda a matar qualquer fome, desde o café da manhã até os ataques noturnos à geladeira. O que temos no menu para 2019? Refeições saudáveis, sustentáveis e com ingredientes incomuns.
O poderoso cogumelo: Os cogumelos cheios de nutrientes estão dominando as receitas, de cafés a barras de chocolate. As buscas por receitas com cogumelos ("mushroom recipes", em inglês) tiveram um aumento de 64%.
A dieta pegan: Meio paleolítica e meio vegana, a dieta pegan está ganhando espaço com quem fica de olho nos hábitos saudáveis. As buscas por dieta pegan ("eating pegan", em inglês) tiveram um aumento de 337%.
Mesa farta e abundante: As mesas de petiscos são um banquete para os olhos. Pode sair da dieta. As buscas por mesas de petiscos ("grazing tables", em inglês) tiveram um aumento de 163%.
Mão na massa: A panificação está em alta, principalmente quando se trata de massas fermentadas como a lêveda. As buscas por panificação ("baking bread", em inglês) tiveram um aumento de 413% desde o ano passado.
Dose de inspiração: Basta uma fatia de gengibre na água para fazer uma poção cheia de benefícios digestivos e anti-inflamatórios. As buscas por água de gengibre ("ginger water", em inglês) tiveram um aumento de 353%.
Receita retrô: As pessoas estão famintas por receitas com rabo de boi para fazer em casa. Se der para usar a panela elétrica, melhor ainda. As buscas por receitas com rabo de boi ("oxtail recipes", em inglês) tiveram um aumento de 209%.
Desenrola: As refeições feitas no papel alumínio são perfeitas para os cozinheiros ocupados: são fáceis de preparar, não fazem bagunça e são super saborosas. As buscas por receitas no papel alumínio ("foil pack dinners", em inglês) tiveram um aumento de 759%.
Geleia em casa: Viva o sabor da geleia caseira, seja de framboesa, amora ou qualquer sabor que você escolher. As buscas por geleia caseira ("homemade jam", em inglês) tiveram um aumento de 829%.
Além do leite de amêndoas: O novo leite vegetal favorito de todo mundo é delicioso, vegano e também ecologicamente correto. As buscas por leite de aveia ("oatmilk", em inglês) tiveram um aumento de 186%.
Bom pra chuchu: Não vale enjoar do chuchu. Esse superalimento é muito versátil e complementa todos os tipos de culinária. As buscas por receitas com chuchu ("chayote recipes", em inglês) tiveram um aumento de 76%.
Metodologia
A forma como sabemos quando uma ideia é uma tendência é olhando para o que todos pesquisam. Se uma ideia continua recebendo mais e mais buscas a cada mês, e essa trajetória ascendente permanece estável por mais de seis meses, então é uma tendência.
As tendências P100 deste ano vão desde hábitos antigos, como hamamélis e pão caseiro (com mais de 1 milhão de buscas em média), até novas tendências que estão apenas começando a decolar, como receitas pegan, esmalte de unhas em pó e qualquer outra coisa que você vê com um ↗ (com 10 a 70 mil pesquisas cada, essas tendências estão apenas começando a decolar).
1 comScore, US, Jan 2018
2 DB5, Pinterest Category Usage Study, Aug 2017
3 DB5, Pinterest category usage study, Aug 2017
4 DB5, Pinterest Category Usage Study, Aug 2017
5 Pinterest internal analysis with weekly users, 2017
Cálculo de tendência: Os aumentos de ano para ano são calculados usando buscas normalizadas em cada tendência de janeiro-setembro de 2017 a janeiro-setembro de 2018
Crédito imagem: Divulgação
Busca
Cadastre seu email
Receba novidades sobre a Raio-X